Conversa sobre a Reforma Tributária


Em fevereiro, foi realizada a reunião do Conselho de Administração (CAD) da Federação de Associações Comerciais e Empresariais do Estado Do Paraná – FACIAP, com importantes temas em pauta.


Na oportunidade, Luiz Fernando Obladen Pujol teve a satisfação de falar aos Conselheiros sobre “A Reforma Tributária e a Relação entre Gestão Pública e Economia”, abordando: os Projetos existentes no Congresso Nacional; o que se espera de um projeto futuro vindo do Ministério da Economia; a importância do Governo Federal atentar para a necessidade dos Estados; os possíveis impactos para as empresas; e observações sobre as vantagens e desvantagens da unificação de tributos.


Os objetivos da conversa foram: conscientizar os empresários paranaenses sobre detalhes dos projetos em tramitação no Congresso; da necessidade de uma reforma que simplifique o sistema tributário nacional e o torne mais transparente aos contribuintes - de preferência com diminuição da carga tributária.


A fala também buscou alertar para os riscos de uma reforma feita apenas como propaganda governamental.


"O que se deseja é uma reforma tributária substancial, real, que torne o sistema mais transparente aos contribuintes. Uma reforma atenta as necessidades dos contribuintes e também dos Estados. E, de preferência, que resulte em diminuição da carga tributária." resume o palestrante.


Além disto, foram feitos breves apontamentos sobre as principais escolas de economia e sobre o corte de tributos realizado nos Estados Unidos pelo Governo Trump.




RECENT POST